Boteco Móvel











Para aumentar o tamanho da fonte tecle ' Ctrl ' e ' + ' juntos






Acompanhe o Boteco Móvel por  email

Coloque o seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner







Diferença entre nomes: aguardente, cachaça e pinga





Diferença entre nomes: aguardente, cachaça e pinga




Ao contrário do que muita gente imagina, as três palavras não são sinônimas, embora se refiram à bebida com as mesmas características.

Aguardente é o nome de qualquer bebida obtida a partir da fermentação de vegetais doces. Já a Cachaça é a nomenclatura oficial da aguardente de cana-de-açúcar brasileira. E o apelido Pinga tem sua origem relacionada ao acaso.

O nome cachaça foi introduzido no Brasil, no século 16, época da implantação dos primeiros grandes engenhos de Pernambuco. Mas imagina-se que tenha origem na velha língua ibérica – cachaza – significando vinho de borra, um vinho inferior bebido em Portugal e na Espanha.

Outros garantem vem de “cachaço”, o porco, e seu feminino “cachaça”, a porca. Isso porque a carne dos porcos selvagens, encontrados nas matas do Nordeste – os chamados caititús – era muito dura e a cachaça entrava na receita para amolecê-la e torná-la digerível.

Curiosamente, o caititú é erroneamente chamado de porco-do-mato devido à sua aparente semelhança com os javalis, o que nada tem a ver uma coisa com a outra.

Para o Ministério da Agricultura, a denominação cachaça é típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar aqui produzida com graduação alcoólica de 38° a 48° GL, a 20° C. Pela lei brasileira, há até diferenças entre cachaça e aguardente de cana, que pode variar de 38° até 54° na sua graduação alcoólica.

Assim, podemos afirmar que toda cachaça é uma aguardente, mas que nem toda aguardente é cachaça.

Já pinga é o nome vulgar da cachaça. Apesar de ninguém ter certeza da sua origem, a história mais aceita diz que a bebida ganhou o apelido dos escravos encarregados de um dos processos finais da produção, a destilação. Quando ferviam o caldo da cana-de-açúcar nos engenhos, o vapor condensava no teto e pingava sobre eles.

Em um outro post , há uma outra versão da origem do nome cachaça:

"Num engenho da Capitania de São Vicente, entre 1532 e 1548, descobrem o vinho de cana de açúcar - Garapa Azeda, que fica ao relento em cochos de madeiras para os animais, vinda dos tachos de rapadura. Os Senhores de Engenho passam a servir o tal caldo, denominado Cagaça, para os escravos. Daí é um pulo para destilar a Cagaça, nascendo aí a Cachaça."


Fonte : Cachaça Araci





PUBLICIDADE
Revenda semi joias em consignação



Nenhum comentário:




Em Fevereiro de 2011 este site passou por uma reconstrução. Por este motivo muitos posts têm links internos quebrados. Eles serão consertados aos poucos.



Parceiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...