Boteco Móvel











Para aumentar o tamanho da fonte tecle ' Ctrl ' e ' + ' juntos






Acompanhe o Boteco Móvel por  email

Coloque o seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner







Químicos Conseguem Dizer De Que Floresta Vêm Tonéis De Vinho

Transcrito por Tiozão Das Batidas, o único camelô blogueiro do Brasil



vinho



Nem o enófilo de nariz mais acurado conseguiria esse feito. Pesquisadores da França e Alemanha detectaram em vinhos envelhecidos em tonéis de carvalho de qual floresta veio a madeira dos barris, mesmo depois de as bebidas passarem vários anos engarrafadas.

Em geral, pesquisadores estão interessados nos compostos do vinho ligados a seu gosto ou a propriedades terapêuticas. Mas a equipe franco-alemã usou "força bruta" para detectar milhares de substâncias interagindo no vinho, com técnicas de espectrometria de massa de resolução ultra-alta.

Os vinhos estudados foram envelhecidos em tonéis vindos de madeira de nove florestas francesas diferentes e fazem parte de um projeto que busca entender melhor a influência da origem geográfica e do tipo de carvalho na qualidade da bebida. Um bom vinho é produto de uma complexa interação entre fatores genéticos, ambientais e de técnicas de viticultura.

"No nosso estudo, a identificação de substâncias químicas e de suas origens não tem a intenção de produzir vinhos melhores. Ela mostra que, para um sistema biológico complexo como o vinho, a análise química pode também dar pistas sobre a história que ele pode contar", disse o líder do estudo, Régis Gougeon, da Universidade de Borgonha, em Dijon, França.

O vinho, diz Gougeon, está em evolução constante, e a análise permite "captar em um momento particular como cada instrumento da orquestra contribui para o concerto".


RICARDO BONALUME NETO da Folha de S.Paulo












Nenhum comentário:




Em Fevereiro de 2011 este site passou por uma reconstrução. Por este motivo muitos posts têm links internos quebrados. Eles serão consertados aos poucos.



Parceiros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...